O número de beneficiados ultrapassou as expectativas iniciais para 100 crianças.
Propiciar a formação integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social por meio de práticas esportivas é um dos objetivos dos projetos socioesportivos do Instituto Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação de Campinas – CGTI. Em seu segundo ano de execução, o projeto Núcleo Esportivo Campinas 1 – Ano 2 já ultrapassou em mais de 70% o número de matriculados. Desde junho, três vezes por semana, 172 jovens de 6 a 17 anos de idade, moradores da Vila Brandina, têm a oportunidade de frequentar as aulas de futebol e atletismo, gratuitamente, no campo de terra da Associação de Moradores do bairro, no horário intermediário ao da escola. A previsão inicial do projeto era de atender 100 crianças.
De acordo com a gerente de Responsabilidade Social do CGTI, Caroline Monacci, o projeto visa contribuir para o desenvolvimento integral dos beneficiados, democratizando o acesso a práticas esportivas e reduzindo a exposição de crianças a situações de risco. “O esporte é um aliado na educação de crianças e adolescentes. Nas aulas, os alunos vivenciam os valores éticos e morais, como a socialização, a disciplina e o espírito de equipe, fundamentais para a formação integral do cidadão”, explica.
O projeto, que tem duração de 12 meses, procura atender crianças de escolas públicas e ainda prevê a entrega para cada aluno de um kit treinamento composto por camisetas, shorts e chuteira.
Além das aulas semanais, estão previstos a participação em eventos esportivos, palestras e eventos culturais. O Núcleo Esportivo é viabilizado pelo patrocínio da loja Torra Torra, através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte.
A realização deste projeto na Vila Brandina é decorrente do êxito da primeira edição, realizada entre os anos de 2016 e 2017. Superando também a expectativa inicial de matrículas, o ano 1 do Núcleo beneficiou 150 crianças e adolescentes com aulas de atletismo e futebol no Centro Educativo Recreativo Esportivo do Trabalhador de Campinas (Cerecamp), no bairro Jardim Guanabara.
CGTI
O CGTI é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), reconhecido pelo Ministério da Justiça do Governo Federal. Fundado em 2003, o CGTI é um centro de excelência em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com atuação na captação, planejamento, gestão e execução de projetos para o setor de energia.
Preocupado também com a formação integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o CGTI viabiliza, através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, projetos socioesportivos com objetivo de promover a inclusão social. Nos últimos 15 anos, foram 19 projetos finalizados.
O CGTI tem sua sede em Campinas (SP) e filiais em Recife (PE) e Porto Velho (RO).